LIVRO Técnicas para Redução do Estresse no Ambiente de Trabalho: Teoria e Prática PDF Giovanno Henrique Brunkow Araújo

BAIXAR LIVRO ONLINE

Resumo

O estresse no ambiente de trabalho é responsável por um número crescente de afastamentos, licenças, rotatividade e prejuízos para o trabalhador. Doenças decorrentes do estresse não gerenciado acabam tirando a vitalidade do indivíduo, sua criatividade e sua produtividade. Com isso, a sociedade como um todo é impactada. Cada vez mais pessoas fazem uso de medicações para controle da ansiedade e regulação do sono. Na mesma medida, crescem os índices de uso de álcool, tabaco e outras drogas. Ou seja, a sociedade do cansaço está em seu limite, com poucas alternativas para reduzir a pressão causada por múltiplos fatores, dentre eles: dificuldades financeiras, trânsito caótico e demanda no trabalho. Somado a esses fatores, o indivíduo precisa lidar com sua vida pessoal, família e amigos. Com relacionamentos cada vez mais demarcados pelo uso excessivo de tecnologias, é comum existir a sensação de vazio, perda de sentido e dificuldade de vínculos afetivos.
Esse livro surgiu a partir de uma simples, porém profunda reflexão: o que podemos fazer para diminuir os impactos do estresse na vida de milhares, ou quem sabe milhões de trabalhadores?
Afinal seria decepcionante ter nesse livro apenas estatísticas e dados a respeito de problemas. Trago com essa reflexão uma lógica que vou abordar em todos os capítulos desse material: o que podemos fazer a respeito? como devo me posicionar frente a essas dificuldades?
Ou seja, a intenção é criar soluções e mudanças de comportamento, posicionamento e perspectiva.
Como esse material pode ajudar?
Em cada capítulo, serão abordadas reflexões e bases científicas a respeito do estresse. Em seguida serão ensinadas técnicas para o controle e redução do estresse. Essas técnicas tem como base a meditação, Mindfulness e algumas teorias corporais, dentre elas a Bioenergética e Biossíntese.
A intenção desse material é sensibilizar o leitor para os problemas aqui discorridos e ensinar maneiras simples de manutenção da saúde mental. Apesar de seguir uma ordem cronológica e científica, é um livro que pretende trazer todos os conhecimentos da forma mais didática possível, para que a população como um todo possa ler e compreender as informações passadas.
A quem esse livro se destina?
A gestores, líderes, funcionários, empresários, professores, profissionais da área da saúde e qualquer pessoa que se interesse pelo tema, e que possa se beneficiar dos conceitos aqui passados ou compartilhar esses conhecimentos com algum familiar, amigo ou colega de trabalho.
Se lido até o final e aplicados os princípios discorridos, o resultado pode ser interessante. Novas ideias podem surgir. Aquele problema que antes parecia sem solução pode começar a ser resolvido. Você pode até conseguir refletir melhor sobre o papel da área profissional em sua vida, e assim fazer novas escolhas, mudar de profissão. Ou então, fazer alguns ajustes para que a sua vida profissional esteja mais saudável.
Esse material não é infalível e muito menos mágico. É uma junção de conhecimentos teóricos e práticos, que podem fazer muita diferença em sua vida, ou se você for empresário, em seu negócio.
Que os conceitos aqui trabalhados realmente ajudem. Boa leitura!