LIVRO Proposta de passos epistemológicos para contribuir na construção de pesquisa profissional alinhada ao desenvolvimento sustentável PDF Ailton Pinheiro

BAIXAR LIVRO ONLINE

Resumo

Por que escrever esse eBook? O contexto da pesquisa está mudando rapidamente no Brasil. A CAPES está propondo uma nova metodologia de avaliação. Fala-se até em perda da relevância do Qualis periódico (Revistas A1, A2, A3, A4…) O que será relevante? O produto das nossas pesquisas que devem ser tecnológicos, inovadores com impacto social, econômico e ambiental. Mas o que isso significa no contexto de uma pesquisa em nível de mestrado e doutorado profissional? Essa é uma discussão muito nova e que está em debate tanto na CAPES, quanto nos programas de pós-graduação. Isso porque, a própria modalidade de pós-graduação profissional no Brasil é recente.
O doutorado profissional interdisciplinar, por exemplo, foi instituído no Brasil em 2017 e as primeiras 16 turmas iniciaram em 2018. Eu faço parte de um desses programas-Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/UFPA) – e fiz também mestrado profissional nesse mesmo programa que é nota máxima na CAPES.
A minha pesquisa de mestrado gerou como produtos diretrizes que contribuíram, em muitos aspectos, com a criação da Lei municipal nº 1.869 de 25/04/2019 da cidade de Marapanim no Pará(que autorizou a criação do programa municipal de fitoterapia popular da cidade). No doutorado (iniciado em 2019), venho trabalhando, com diferentes pesquisadores e atores locais, na perspectiva de implementarmos esse programa que tem relação com diferentes objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), por exemplo, o de nº 03(Saúde e bem-estar).
No entanto, a minha inserção em pesquisa com geração de produto, iniciou em 2008, no programa Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Federal do Pará (ITCPES/UFPA).
Nesse período, ainda estava como aluno de graduação em contabilidade, juntamente com professores de diferentes áreas, desenvolvemos um sistema gerencial adaptado para cooperativas e associações. Foi uma incursão interdisciplinar incrível, que durou cerca de 6 anos. Mais recente (2016), entrei para o quadro de professores efetivos do Instituto Federal do Pará. Onde venho acumulando novas experiências orientando pesquisas aplicadas no curso de Tecnologia em Gestão pública.
Todas essas experiências acumuladas até aqui, me motivaram a colocar nesse pequeno livro uma proposta de 6 passos epistemológicos que penso ser fundamental para que, nessa modalidade de pós-graduação, realizemos pesquisas com geração de produtos alinhada aos o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Aproveite! É um livro direto ao ponto! Um presente feito com muito amor, dedicação e Arte Ribeirinha Amazônica. Boa leitura!