LIVRO Os desvalidos PDF Francisco J. C. Dantas

BAIXAR LIVRO ONLINE

Resumo

“Dantas reinventa o sertão de seus antecessores, cavoucando suas veredas com instrumentos próprios, ferindo-o com profundidade raramente alcançada mesmo nas versões originais.” — Veja

Em um romance elogiado pela crítica e marcante na produção contemporânea brasileira, Francisco J. C. Dantas retoma em Os desvalidos a tradição consagrada por Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, ao mesmo tempo em que atualiza a cultura popular nordestina, relendo tanto a sua literatura – a narrativa oral do cordel e dos exemplários, o gênero dramático da jornada – quanto os seus temas, como a migração, a desvalia e o cangaço.

Lançado originalmente em 1993, Os desvalidos é considerado um retorno de qualidade à linguagem regionalista do sertão nordestino. Com a capacidade de Dantas em trabalhar as temáticas de sofrimento e rusticidade com a linguagem apurada que se assemelha a de clássicos como Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, a obra demonstra a vida sertaneja sob o cangaço, a miséria e o esquecimento, através de personagens notáveis.