LIVRO O NEGÓCIO EM HOSPITALIDADE, E EM ALIMENTOS E BEBIDAS PDF Roberto Jeolas

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Resumo

A última década foi de grandes mudanças para Brasil e para o segmento hoteleiro. Soma-se a isto o consistente crescimentoda economia brasileira e o fato de o Brasil ter sido palco da Copa do Mundo em 2014 e do Rio +20 em 2012 e Olimpíada em 2016. Esta agenda de eventos, amplamente divulgada na mídia internacional, trouxe uma maior visibilidade ao país e propiciou um incremento das taxas de ocupação dos hotéis, além de criar uma ótima expectativa para os próximos anos, como decorrência do marketing direto, o chamado boca a boca, uma vez que o registro geral pende para o lado de que o turista que nos viu, gostou.Esta agenda de eventos teve um efeito catalisador para romper o isolamento vivido pelo país na última década, posicionando-o como um destino turístico e impulsionando investimentos públicos e privados em infraestrutura de suporte logístico, que contribuíram para que o Brasil fosse capaz de receber um maior número de turistas estrangeiros.Não há como deixar de reconhecer que o mercado hoteleiro se firmou como sendo uma opção de investimento, atraindo agentes nacionais e estrangeiros.Já na gastronomia, o aspecto da saudabilidade, dos produtos sem restrição de consumos é crescente. Segundo o IBGE 9% dos brasileiros se declaram vegetarianos, É uma tendência da qual os empreendimentos já não prescindem. Mais e mais cardápios são criados para esta demanda, dirimindo até mesmo os custos inicialmente altos, proporcionando então margens de contribuições nos mesmos níveis de outros setores gastronômicos. A engenharia de cardápio é uma ferramenta de análise de marketing que equilibra margem de contribuição com popularidade do prato. Uma ótima opção para o Chef Gestor e para o empreendedor que precisa entender a composição do resultado apurado pelo mix de pratos vendidos. VIII O Negócio em Hospitalidade, Alimentos e Bebidasum enorme espaço para aumentar a quantidade de turistas que o Brasil recebe anualmente.No Brasil há uma forma sui generis de viabilizar empreendi- mentos hoteleiros, principalmente pelo fato de não existirem boas linhas de financiamento, e é nesse cenário que surge a nova gera- ção de empreendimentos denominados condo-hotéis. Os condo–hotéis são viabilizados mediante a venda unitária dos apartamen- tos aos investidores que os adquirem em virtude da expectativa de renda futura.Esta é a hora e vez dos hotéis no Brasil!Estão surgindo no Brasil redes hoteleiras com novas tecnologias e conceitos avançados de gestão e eficiência. O segmento da hos- pitalidade tornou-se um conceito real e prático, ampliando ofertas de cursos de gastronomia, gestão de restaurantes, confeitaria e pa- nificação, hotelaria e outros afins.Neste contexto, esta obra, idealizada por renomados profissio- nais da área, além de ser uma colaboração inovadora, transforma–se em um profícuo instrumento para as atividades gerenciais, ad- ministrativas e profissionais da área de hospitalidade.Recomendo a todos a leitura agradável e útil desta obra que agrega valor ao aprendizado e ao desenvolvimento dos profissio- nais deste setor.Vicente R. C. Barone CEO da Renovatio Capital