LIVRO O CICLO DO GADO NO NORDESTE E AS VAQUEJADAS POPULARES EM TABULEIRO DO NORTE: Jesus soares Rebouças PDF Jose Marcondes de Andrade

BAIXAR LIVRO ONLINE

Resumo

As vaquejadas são elementos arraigados em nossa cultura popular, que como o próprio nome já diz, é a cultura do povo em sua expressão mais legítima e espontânea.
A festa da vaquejada era, segundo Câmara Cascudo, a data festiva mais tradicional do ciclo do gado nordestino. Numa exaltação a figura do vaqueiro, as vaquejadas mantem vivos a tradição e o costume do povo nordestino; celebra a própria sociedade, nos mostrando os seus valores e os códigos de sociabilidade do homem do sertão
O Vereador Marcondes Gadelha, promovente deste evento cultural, onde inaugura o Parque Sinério Franklin de Andrade, promove uma exposição juntamente com uma vaquejada popular, cinquenta anos depois de uma vaquejada promovida por seu pai para comemorar seus quarenta e cinco anos. Este fato foi extraordinário na sua vida, que mesmo tendo sido experimentado há tanto tempo, ainda continua a agir de forma tão intensa em sua memória, nos mostrando que as lembranças deste ocorrido não esteve sujeita ao processo de desgaste, afinal de conta muitas vezes vemos sucumbirem muitas recordações.
Ao promover este evento, Marcondes Gadelha mostra sua paixão pela cultura e costumes da sociedade vaqueira, homenageando o que, para muitos, são considerados “heróis anônimos do sertão”.
Esse pequeno livro nasceu do desejo do Vereador Marcondes Gadelha em dar visibilidade as gerações mais jovens da importância do ciclo do gado, e resgatar a história das primeiras vaquejadas populares, no território que hoje, abrange o nosso Município de Tabuleiro do Norte.
Temos a intenção de contribuir com a preservação de parte do legado de eventos que compõem a história de Tabuleiro do Norte.