LIVRO Gestão de ativos intangíveis: da mensuração à competitividade por cenários PDF Osni Hoss

BAIXAR LIVRO ONLINE

Resumo

Gestão de Ativos Intangíveis: da mensuração à competitividade por cenáriosApresentaçãoEsta obra, primordialmente, pretende prover orientação às organizações que objetivem aprimorar seu modelo de gestão de ativos intangíveis, compatibilizando-o com as diferentes dimensões da mensuração e competitividade empresarial. Levanta questões instigantes como o quanto vale uma empresa, uma marca e o conhecimento empresarial acumulado?Esta obra, certamente, não apresenta as respostas para todas estas indagações, uma vez que, tais mudanças são mutáveis e exigem um ajuste contínuo do processo de gestão e, principalmente das pessoas que compõem as organizações. Representa, no entanto, uma síntese da vivência dos autores ao longo de suas carreiras acadêmicas e profissionais, e visa estabelecer uma compreensão relativa à gestão dos ativos intangíveis no âmbito empresarial. É dedicada a gestores, executivos, empresários, administradores de organizações públicas e privadas e estudantes universitários em geral. O embasamento conceitual e filosófico adotado no desenvolvimento deste livro está calcado no enfoque sistêmico e nos princípios da sustentabilidade empresarial.O Capítulo 1, As empresas no contexto atual, apresenta uma maneira de compreender as organizações, e identificar os pressupostos conceituais da competitividade dos intangíveis. Analisa a situação reinante nas organizações onde as técnicas de mensuração de ativos enfatizam, principalmente, o passado para determinar o quanto vale o negócio e quanto a empresa pode captar de recursos de fomento e de aporte econômico-financeiro.No Capítulo 2, Empresas baseadas no conhecimento, analisa-se o atual ambiente da criação e gestão do conhecimento, vigente no Brasil e no exterior. Aborda a crescente implementação de técnicas de valoração pelas empresas brasileiras. Sintetiza os pressupostos da sociedade do conhecimento e o estágio de evolução em que se encontram os trabalhadores do conhecimento. Orienta para novas formas de evidenciação de aspectos não-tradicionais que são os ativos baseados no conhecimento O Capítulo 3, Ciclo de vida das organizações, descreve os diferentes modelos de diagnóstico aplicáveis nas organizações para fins de análise do estágio em que se encontra em sua evolução empresarial. Enfatiza a tendência de instabilidade e encurtamento do ciclo de vida dos produtos e das organizações, o que demanda o uso de cenários como instrumento de tomada de decisão para fins de determinação do valor dos ativos empresariais. No Capítulo 4, Capital intelectual: mitos e fatos, é apresentado o atual contexto empresarial de extrema complexidade, o que induz ao uso de técnicas mais refinadas e focadas em resultados que contemplem o futuro como fator decisório para determinar o valor de uma organização. Exemplifica, ainda, uma aplicação prática na forma de case study de sistematização do conhecimento. O Capítulo 5, Natureza dos ativos intangíveis, avalia os diferentes enfoques de classificação dos ativos intangíveis. A apuração de ativos intangíveis é, cada vez mais, necessária para se determinar a capacidade de expansão e o valor futuro de um empreendimento empresarial. É proposta uma abordagem inovadora para identificação das competências centrais relacionadas aos ativos intangíveis.No Capítulo 6, Direcionadores para ativos intangíveis, apresentam-se as métricas aplicáveis, na forma de indicadores para os diferentes quadrantes e dimensões empresariais.Os capítulos 7, 8 e 9, explicitam técnicas voltadas ao agrupamento e mensuração dos ativos intangíveis, bem como de seu processo de medição.No capítulo 10, Ferramentas para apuração dos ativos intangíveis, são analisados métodos como, o cálculo do fluxo de caixa livre, valor econômico agregado, valor de mercado agregado, custo de capital, entre outras técnicas representativas do atual estado-da-arte na mensuração de ativos intangíveis.Os capítulos 11 e 12 abordam o modelo Grapeggia de identificação de habilidades…