LIVRO Desconstrução / Reconstrução do Portugal do Século XX nos Textos de Intervenção de Almada Negreiros PDF Deolinda Rodrigues Cabrera

BAIXAR LIVRO ONLINE

Resumo

José de Almada Negreiros nasceu no dia sete de Abril de 1893, na fazenda Saudade, em S. Tomé e Príncipe, e, ainda menino, parte para Portugal continental, prometendo não deixar em paz e sossego a sociedade que aqui encontra. Tendo sido um artista multifacetado da criatividade portuguesa do século XX, cultivando em simultâneo o teatro, a poesia, o jornalismo, a ficção, a polémica e a pintura, coloca-se na primeira fila da época excepcional que foram as primeiras décadas do nosso século, época esta em que vigora o cansaço frente às estéticas do passado próximo e a ânsia da renovação artística.
Almada surgirá como o mais aguerrido defensor da necessidade de renovação face aos padrões literários e estéticos na altura estabelecidos pela classe pensante. Tomará como objecto da sua luta a sociedade retrógrada e envelhecida sua contemporânea, com os seus vícios, os seus preconceitos, a sua tacanhez desmedida. Enredado no seu passado, Portugal virava as costas à Europa e ao progresso, instalava-se na recordação de um antanho de glórias sem retorno.