LIVRO CONTABILIDADE BRASILEIRA DIANTE DO ESPELHO : Reflexões para uma contabilidade adaptada ao mundo pós-Covid-19 (Ensaios filosóficos em Contabilidade Livro 1) PDF Ailton Pinheiro

BAIXAR LIVRO ONLINE

Resumo

Quem é a Contabilidade brasileira? Como ela pode contribuir para o Desenvolvimento sustentável? Como podemos superar os entraves do secular afastamento do mundo científico e do campo técnico profissional nessa área? Essas são as questões basilares desse livro. A resposta a elas gerou uma coletânea de 5 reflexões ancoradas na filosofia da ciência e na interdisciplinaridade. Alguns desses artigos foram apresentados em eventos de contabilidade, congressos internacionais ou publicados na forma de Preprint, outros nunca foram compartilhados.
Os temas dos artigos são os seguintes: 1)contabilidade para o desenvolvimento sustentável: uma reflexão sobre o que nunca contabilizamos; 2) internacionalização da contabilidade brasileira: uma reflexão à luz da mundialização do capital 3)tradição dialética e positivista na contabilidade brasileira; 4)pesquisa em contabilidade para a prática profissional: uma reflexão para quebrarmos paradigmas; 5)contabilidade aplicada ao desenvolvimento sustentável: a necessidade de quebrarmos paradigmas.
Sugiro que você não tenha pressa de ler este livro. Ele não é um manual contábil! É uma obra carregada de grandes pensadores com uma capacidade intelectual “monstruosa.” Nesse sentido ele segue como um barco navegando lentamente no rio dos saberes que passa por Friedrich Engels; Issac Newton, Albert Einsten, Karl Marx, Davis Harvey, Bruno Latour, dentre outros; caminha pelo mundo da interdisciplinaridade, das demandas para um mundo mais sustentável e ancora, finalmente, nas normas internacionais de contabilidade.
É um livro “indigesto” de ser ler…Ele também é perturbador e irritante! como a Mosca de Sócrates. Esse é o papel da filosofia…Ela vem para nos tirar da zona de conforto, mas também para nos fazer evoluir. O contexto em que vivemos exige reflexão-ação, pois estamos em um mundo de risco, de crises ambientais, sociais, econômicas e cada vez mais incerto! Boa Leitura.